Institucional > A Câmara

A Câmara Municipal de Vereadores do Município de Salto do Lontra, tem sua sede à Rua Idanir Canello nº 410 - Centro, e compõe-se de 09 Vereadores eleitos nas condições e termos da legislação vigente.

Tem funções típicas de legislar e fiscalizar, com atribuições de fiscalização externa, financeira e orçamentária de controle e de assessoramento dos atos do Executivo e prática dos atos de administração interna.

A função legislativa consiste em deliberar por meio de leis, emendas à Lei Orgânica, decretos legislativos, resoluções, emendas, e subemendas, sobre todas as matérias de competência do Município.

Está na sua décima segunda legislatura, é associada à ACAMSOP 13, associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná.

São associadas natas da ACAMSOP/13 as Câmaras Municipais dos municípios integrantes da Micro região 13, assim definidas pelo Decreto n. 2.441 de 10 de fevereiro de 1988.

A sede e foro da ACAMSOP/13 É na cidade de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, na Rua Maranhão, 360, Bairro Presidente Kennedy.

Missão do Vereador

Como representante do povo no município, o vereador tem deveres, direitos e limitações próprios da sua função.
A missão do vereador é trabalhar pelo bem de toda a comunidade que representa.

E trabalhar pelo bem comum implica trabalhar pelo exercício pleno da cidadania de todas as pessoas que vivem ou transitam no município.

Buscar o bem da comunidade é buscar o bem comum, de todos os cidadãos e das instituições públicas e privadas.
Para isso, o vereador deve:

acompanhar os acontecimentos da vida da comunidade;
conhecer os problemas e necessidades dessa comunidade;
buscar soluções que atendam os interesses dos cidadãos;
participar ativamente das sessões na Câmara Municipal;
proporcionar à população todas as condições para o exercício pleno da cidadania.
O vereador é a síntese do povo.

O vereador tem como função fiscalizar e assessorar o Poder Executivo em todos os momentos. Em contrapartida, ele é fiscalizado e cobrado por toda a população - e não só pelos eleitores que lhe deram o mandato. Mas a missão do vereador vai mais longe.

A outra função é legislar. Ele é o responsável por transformar em lei a vontade popular. A importância de sua atuação como legislador é o ponto alto da verdadeira democracia.