Câmara Municipal de Salto do Lontra pode aumentar o número de vereadores

Publicado em: 14/07/2023 16:21

A Câmara de Vereadores de Salto do Lontra pode aumentar o número de vereadores na próxima legislatura de 2024, subindo para 11 cadeiras. Salto do Lontra chegou a 15,2 mil habitantes em 2023, 1600 a mais que o último censo, que era de 13,6 mil.

O presidente da Câmara Municipal de Salto do Lontra, Valdecir Baldessar, disse que não houve discussão sobre isso e que vai aguardar a divulgação oficial do Censo para depois discutir se os vereadores têm a intenção de ampliar o número de cadeiras no plenário.

“Valdecir destacou em entrevista para as rádios Independência FM e Tropical Sul FM, que Salto do Lontra cresceu consideravelmente, os Municípios que atingiram a população de mais de 15 mil habitantes, tem o direito de onze cadeiras na Câmara de Vereadores. É uma situação que está sendo discutida, e que teve um encontro com toda a região em Salgado Filho, no sábado do dia 08 de julho, dentro da programação da festa do vinho e do queijo onde foi levantada essa questão. Em Salto do Lontra a câmara trabalha bastante enxuta, não tem muito gasto, isso não traria esse gasto a mais tendo duas cadeiras de vereadores. E esse aumento de liderança automaticamente traz mais representação política no nosso município e mais representação de deputados e com certeza isso para o município a possibilidade de mais recursos e investimentos do governo Estadual e do governo Federal para o Município”.

Valdecir fala como funciona essa mudança para 11 cadeiras.

“Primeiro tem que mudar a legislação do município, discutir isso na câmara, com os vereadores e executivo, também tem que alterar a lei orgânica do município e o regimento interno da câmara. Isso é o primeiro passo que tem que ser feito. E fazendo isso a partir da próxima eleição municipal, já aconteceria com onze vagas na Câmara de Vereadores. Mas esse processo é interno, cada município tem que alterar a sua legislação para daí o ano que vem ter a possibilidade da eleição com o aumento de cadeiras do legislativo, finalizou o presidente da Câmara Municipal Valdecir Baldessar”.

Como está na Constituição Federal, cada cidade tem direito a um número de vereadores proporcional à população. Em Salto do Lontra, o novo Censo mostrou que o município pode aumentar as vagas na Câmara para 11 cadeiras.