PROBLEMAS COM ENERGIA

Publicado em: 19/05/2023 00:00 | Fonte/Agência: Câmara Municipal Salto do Lontra

PROBLEMAS COM ENERGIA ELÉTRICA VOLTAM À PAUTA DAS DISCUSSÕES NA AMSOP E NA ACAMSOP

Em continuidade com as tratativas junto a Copel para minimizar os impactos das quedas de energia que atingem os municípios do Sudoeste, o deputado Luís Corti, que preside a Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa, organizou, nesta sexta-feira (19), a audiência pública “Paraná Trifásico e energia elétrica no Sudoeste”, que aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná - Amsop.

Para dimensionar o problema entre a população e setor produtivo, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, apresentou uma pesquisa realizada em parceria com a Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do sudoeste do Paraná), realizada em toda a região, que aponta para 93% da produção da região sendo afetada pelas quedas de energia.

O gerente regional da Copel para o oeste e sudoeste, Paulo Nachtygal, apresentou o andamento dos trabalhos de implantação da rede Paraná Trifásico na região. De acordo com ele, o sistema garante menos quedas, sistema mais moderno e maior segurança aos consumidores.

TUPY REPRESENTOU VEREADORES DA REGIÃO

O presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Tupy Prolo (PP), que é também vice-presidente da Acamsop (Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná), representou todos os vereadores da região. Ele destaca que os vereadores são quem mais recebem cobranças sobre esse assunto. “Nós recebemos, quase que diariamente, reclamações e pedidos de providência da nossa população. São empresários, agricultores e a população em geral que, muitas vezes, além de transtornos, sofre com prejuízos muito grandes, por isso, a Câmara de Beltrão e a Acamsop estão engajadas nessa busca por soluções rápidas e eficientes para esse problema que afeta todo o Sudoeste”.

Ainda estiveram presentes o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; deputado Luís Corti; deputada Luciana Rafagnin; vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron; presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná; Rogério Sidral, vice-presidente da Cacispar, Caciano Gemmi; gerente regional da Copel para o Oeste e Sudoeste, Paulo Nachtygal; gerente de manutenção da Copel, Alessandro Maffei, além de prefeitos, vereadores e outras lideranças de toda a região.

Créditos Maikiel Silva.